sábado, 25 de fevereiro de 2012

O visto

Bom, eu disse que eu não ia escrever esse post, mas só que vejo muita menina com dificuldade, e pouca gente pra ajudar. Eu to tentando ajudar conforme eu posso, de verdade... Mas já repeti esse negócio de visto umas 20 vezes, então, vou escrever aqui de uma vez que facilita né ?! hehe
Por favor, leiam isso com atenção: Eu sou da Cultural Care, e tem alguns documentos que a CC fala pra levar que eu não sei como funciona nas outras agências, então, por favor, NÃO ENTREM EM DESESPERO !!!!! Separem os outros documentos todos e perguntem pra sua agência se vocês tem que imprimir alguma coisa do Extranet pra levar.  Eu vou até colocar esses documentos da CC separados, pra não ter erro.
Mais uma coisa: Eu coloquei MINHA AVÓ como minha sponsor. Não siginifica que você não possa colocar seu pai, sua mãe, ser você mesmo ou whatever... Eu coloquei minha avó porque eu simplesmente não tenho condições de ser minha própria sponsor, e não coloquei o meu pai porque ele não tem conta em banco e nem registro na carteira, já que ele tem negócio próprio. Achei mais seguro colocar ela, de quem eu podia levar mil comprovantes de que ela tem condição de me bancar.
PRESTEM ATENÇÃO !!! Eu vou colocar as duas checklists... Da MINHA documentação que eu levei, e da documentação da minha avó (no caso, a sponsor). Se caso vocês forem ser seus próprios sponsors, usem o bom senso pra separarem seus documentos de acordo com um pouco de cada lista.
Quanto mais documentos vocês tiverem pra levar no dia da entrevista que comprovem vinculos seus com o Brasil, melhor !! TUDO conta, na minha opinião.
Provavelmente vocês vão ficar com raiva... Eu levei uma pasta daquelas grossinhas CHEIA e a consul não me pediu NENHUM documento além daqueles de sempre (passaporte, visto, DS, taxas).
Antes da checklist, mais uma coisa: PRESTEM ATENÇÃO QUANDO FOREM PREENCHER O DS-160 !!! Ela vai te fazer perguntas, e se você responder algo muito diferente do que colocou no DS, ela vai pegar no seu pé !!!! Vi uma ou outra menina passando por isso, portanto PRESTEM ATENÇÃO !!! Imprimam o DS e leiam ele depois, estudem pra não fazer cagada.
Não se esqueçam também de imprimir a confirmação do DS-160. Eu não me lembro se eles pedem lá na entrada, mas melhor previnir né.
Então, vamos lá.

Primeiros, seus documentos pessoais:

  • Passaporte original (ÓBVIO)
  • Foto 5x7 ou 5x5 (Fundo branco, com uma blusa de qualquer cor que não seja BRANCA. NÃO PODE SER BRANCA !!!!! E que não seja decotada também, sem brincos, sem maquiagem (ou com pouca maquiagem, discreta BEM DISCRETA), orelhas e testa aparecendo). Aquelas fotos bem zuadas mesmo). 
  • Confirmação do agendamento que você imprime após agendar sua entrevista (ah vá)
  • Confirmação do DS-160
  • DS-2019 (A agência vai te mandar esse documento)
  • Taxa SEVIS (A agência paga e envia pra você também, junto com o DS-2019
  • Taxa que é paga por VOCÊ no Citibank (Você leva o seu passporte original ao Citibank, e diz que quer pagar a taxa do Visto, e que seu visto é o J-1). O valor é 140 dóllares, mas a caixa converte na hora em reais. 
  • Cópia do contrato com a agência.
  • Cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, CNH, Carteira de trabalho
  • Extratos bancários dos ultimos três meses
  • Holerites dos ultimos três meses
  • Ultima declaração do Imposto de Renda (SE VOCÊ DECLARA, se não, sem problemas)
  • Conta de telefone ou celular que esteja no seu nome ou no nome do seu pai ou da sua mãe se nenhum dos dois forem seu sponsor, porque você vai pegar uma do seu sponsor também. 
  • Três ultimos extratos do cartão de crédito
  • Se você tiver bens no seu nome, leve cópias dos documentos também. Casa, carro, qualquer coisa. Eu levei os documentos do meu carro e o comprovante de financiamento da minha casa, mesmo não estando no meu nome. E levei a apólice do seguro do carro também. 
  • Eu levei uma carta da faculdade onde eu fiz meu curso técnico, falando que eu estudei lá e mimimi. Quem tiver esse tipo de documento, ÓTIMO !!! Comprovante de que trancou faculdade, etc etc etc.
  • Eu levei também uma certidão da prefeitura da minha cidade, falando que nós temos o escritório lá, registrado e mimimi. 
  • Uma relação das escolas em que você poderá estudar durante seu intercâmbio. Não faz mal se você acabar não estudando em nenhuma delas, mas leva que é melhor.
Agora, DOCUMENTOS DO SEU SPONSOR:

  • Cópia dos seguintes documentos: CPF, RG. Se trabalhar registrado, leva cópia da carteira também.
  • Extratos bancários dos ultimos três meses
  • Holerites dos ultimos três meses
  • Conta de telefone
  • Três ultimos extratos do cartão de crédito (se tiver. SE TIVER)
  • Documentos de bens no nome da pessoa. 
  • Ultima declaração do imposto de renda (se a pessoa declarar)
  • Carta custeio assinada pela pessoa e reconhecido firma em cartório, dizendo que essa pessoa está pagando sua viagem. Eu tenho o modelo, se alguém precisar... Podem me pedir !!! 
Agora, os documentos que você imprime do seu extranet, NO CASO DA CULTURAL CARE !!!! OUTRAS AGÊNCIAS, PERGUNTEM NA AGÊNCIA ! Não entrem em desespero, pelo amor de Deus !!!!!
  • Dossiê da sua Host Family (onde consta todos os dados deles, sua schedulle e tals)
  • A carta da sua area director
  • Aquela página chama MY CONTACTS
  • E eu imprimi a outra carta que tá no extranet também, que não é a Social Security Letter.. A outra, além da carta da area director.
Enfim, as checklists são essas. 
Se eu esqueci de alguma coisa, ou se alguém tiver qualquer adendo a fazer, me avise que eu incluo !!! 
Sobre a entrevista, eu acho que falei no outro post, por cima... É SIMPLES, não é um bicho de sete cabeças. Cheguem no consulado CEDO !! Deixem primeiro de tudo, a confirmação de agendamento na mão, é a primeira coisa que vão te pedir, na porta.. Se você não tiver ela, não entra. Depois, a menina vai pedir pra vocês separarem umas coisas lá... Passaporte, taxa do citibank, foto e não sei mais o que... Eles vão gritar pra todo mundo separar essas coisas... Já separem o DS-2019 e a taxa Sevis também, que quando a menina chegar em você, ela vai pedir !! 

Enfim, eu acho que é isso. O post ficou gigantesco, espero muito que tenha ajudado ! 
Se alguém ainda tiver qualquer dúvida, qualquer coisa em que eu possa ajudar, podem falar !!!! Meu e-mail é milaast@hotmail.com ! Sintam-se a vontade para pedir minha ajuda !!!
Se precisarem do modelo da carta, também posso enviar. 
É isso aí !! 
Boa sorte pra quem ta nessa fase, vão fundo que é simples, não é aquele bicho de sete cabeças. Vão calmas, bem alimentadas, e com paciência :)
Beijo beijo

Um comentário:

  1. Uhuuuuu..!! Mto bom!!

    O meu visto foi um show de sentimentos.. fiquei nervosa, quase desmaiei.. e qdo chegou na entrevista: super tranquilo e nao pediram NADA!! hahaha.. foi uns 3 minutos..!!!

    ResponderExcluir