terça-feira, 13 de março de 2012

Au Pair na Austrália

Bom, eu já escrevi aqui falando sobre meu processo antes de fechar com uma família pela Cultural Care, e que eu tentei ir pra outros países sem agência.
Recebi dois e-mails me pedindo informações sobre ser au pair na Austrália, então resolvi escrever aqui, pro caso de mais alguém precisar... É mais fácil do que escrever 300 vezes a mesma coisa né HUEHUAEHUAHE.
Assim, o que eu sei sobre tudo isso foi o que eu pesquisei quando estava prestes à ir. Eu não tenho valores exatos nem nada disso, porque tudo varia muito... Então, vamos lá. rsrs

Bom, primeiro de tudo, é o seguinte... Pra você ser au pair na Austrália, só existe um jeito (que eu saiba): ir por conta própria. Ou seja, não vai ter uma agência pra te dar apoio, é na cara e na coragem ! Você tem que achar uma família, um sponsor pro seu visto (que deve ter uma boa quantia de money na conta - às vezes a família que te escolher vai te ajudar com isso, às vezes meu bem, você vai ter que se virar), você vai cuidar das suas passagens, e todo o resto.

A primeira coisa à se fazer é achar uma família, pra isso você vai precisar de um site especializado. Eu conheço dois, mas um deles eu não sei como funciona porque não usei, e na verdade não sei se lá tem famílias do mundo todo ou só dos U.S.A. De qualquer forma, dêem uma olhadinha !
Os sites são o GAP (GreatAuPair) - www.greataupair.com - Você pode criar uma conta grátis, mas fica mais dificil entrar em contato com a família porque você só pode adicioná-los aos seus favoritos. Se eles não pagam também, no way de fazer contato além disso, eles não podem te mandar mensagem e você não pode mandar mensagem pra eles. Então, o ideal nesse site, é pagar. Eu não sei preço, mas não deve ser muuuuuuuuuuito caro.
O outro site (que é o que eu usei) é o Au Pair World - www.aupair-world.net - É grátis e muito bom, tem muitas famílias da Oceania, em geral (Austrália e Nova Zelândia). Fiz contato com MUITAS famílias, como já disse aqui e aqui. É só entrar, fazer o cadastro e começar a entrar com contato com as famílias, super fácil !
Em geral, as famílias não vão pagar a sua passagem, quem vai pagar é você. Você tem que comprar passagem de ida e de volta por causa do visto, e eu particularmente também acho mais seguro, porque no caso de algo dar errado lá, você já tem a passagem pra voltar, não vai passar aperto.
Eles pagam, em média, AU$ 150 ! Achei uma família que pagava AU$ 200, mas a maioria era AU$ 150 mesmo. Na maior parte delas você vai ter o seu quarto, mas eu conversei com uma em que a au pair dividia o quarto com a kid... aí depende de você aceitar ou não. Nenhuma das famílias tinha curfew, mas nem todas tinham carro pra au pair, só algumas e em algumas o carro era dividido com a host ou o host.
Enfim, tudo varia de família pra família, e tudo é negociável... O ideal é conversar bastante, fazer muitas perguntas, trocar e-mails e conversar por skype/telefone. Papai gastou R$ 80,00 em duas ligações pra Austrália na brincadeirinha retornar ligação que caiu da família e ligar pra saber do visto.

Agora o visto.
Eu ia tirar o visto de Turista, com o qual você pode estudar por três meses... e não me lembro como é o lance do trabalho.
Eu acredito que o visto não seja difícil de conseguir, mas provavelmente dá um pouquinho de trabalho. Eu pesquisei, mas não cheguei a solicitar.
Não tem consulado da Austrália em São Paulo, só em Brasília e você faz tudo pelo correio. O visto é anexado ao seu passaporte eletronicamente.
A taxa é de R$ 207,00 e deve ser enviada pelo correio junto com os seus documentos. NÃO PODE SER EM DINHEIRO, NÃO PODE SER CHEQUE DE PESSOA FÍSICA, NÃO PODE SER ORDEM DE PAGAMENTO. Tem que ser um cheque administrativo que você pede no banco. Eu não entendo muito disso, mas de qualquer forma, é só pedir no banco.
Os documentos que precisa:
- Você precisa preencher o formulário 48R no site da Embaixada. Eu perdi o site, mas é só pesquisar no google que você acha fácil.
- Enviar cópia colorida autenticada da página dos seus dados do passaporte.
- Cópia colorida autenticada do R.G.
- Extratos bancários e de cartão de crédito para comprovar suporte para sua vivência na Austrália (pode ser da host family)
- Declaração da família dizendo que são responsáveis por você e por quanto tempo
- Documentos que provem vínculos com o Brasil.
- Uma carta dizendo os propósitos da sua visita e por quanto tempo você pretende ficar (a minha ex futura host disse pra falar que o propósito era fazer uma visita e conhecer o país).
O visto pode ser concedido por 3, 6, 9 ou 12 meses. Se você conseguir por 3 meses e quiser ficar mais, vai ter que sair do país pra renovar, não pode ser renovado estando dentro do país. Aí, mais uma vez, é questão de conversar com a host family e ver se eles podem te ajudar com isso aí. Leva mais ou menos 10 dias úteis pro consulado te enviar uma resposta.

Bom, eu acho que o principal é isso aí.
Tem que conversar MUITO com a família, sobre tudo. Sobre tempo de estadia, sobre visto, sobre renovar o visto caso você consiga pouco tempo, sobre tudo.
Não se esqueçam, vocês vão estar lá por conta própria, seu único suporte é você mesma !!! Por isso, tomem cuidado, conversem, perguntem tudo e não deixem passar nada.

Se eu esqueci de qualquer coisa ou se restar qualquer dúvida, por favor, podem me perguntar, fiquem à vontade MESMO ! Fico muito feliz de ajudar. Podem mandar e-mail no milaast@hotmail.com ou deixar comentário aqui mesmo... Nos comentários as vezes eu demoro um pouquinho, mas juro que respondo.
Enfim, é isso.

Boa sorte !!
Beijo beijo !

2 comentários:

  1. Camila... muito obrigado pela boa vontade de explicar tudo pra gente =)
    Mas mais recentemente ja foi disponibilizada a possibilidade de um brasileiro tirar o visto de turista online =)... massa neh ? mas eu nao tentei...
    Brigada por todas as informacoes =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee !!
      Imagina, se precisar, é só falar.
      Obrigada você, pela informação extra ! :D
      Um beijo

      Excluir